Da Coca-Cola para o mundo do marketing digital!


Fernando Garbin @garbin.mkt

Veja também >> Como criar conteúdo relevante


Bom, há um tempo atrás fiz uma enquete perguntando se meus próprios seguidores conheciam a minha história. Fiquei surpreso quando 79% das pessoas que participaram diziam não conhecer.

Então aqui estou para contar um pouco mais da minha jornada, desde o início, até hoje, no marketing digital. Bora lá?

Tudo começou em 2008, quando eu estava fazendo um curso técnico sobre Segurança de Trabalho, um curso no qual só comecei a fazer porque não tinha ideia do que queria na época.

Até que então, um amigo me chamou para trabalhar com ele na Coca-Cola, na parte de merchandising visual. Na época eu tava desempregado, então topei na hora - ainda mais em uma empresa grande assim!

Foi aí que começou o meu amor pelo marketing! O modo que fui conhecendo esse mercado através das reuniões e treinamentos; a experiência que era trabalhar em uma empresa como a Coca-Cola… Para ter uma ideia, havia uma geladeira CHEIA de refrigerantes e os funcionários podiam beber à vontade.

E tudo isso só foi me cativando! A forma em que a Coca-Cola se posicionava no mercado era fantástica!

O amor pelo marketing tomou conta de mim! Eu tinha que fazer uma faculdade sobre marketing. Então, iniciei minha jornada na graduação.

Estudar e trabalhar… Só quem já passou (ou passa!) por isso sabe o quanto é sofrida a vida de um universitário. Mas não vou falar disso, quero falar de mim, mas com foco na minha jornada profissional - vamos deixar esse assunto para outra ocasião, hehe.

Após 3 anos de Coca-Cola, fui chamado para trabalhar em outra empresa do mesmo segmento, a Cervejaria Itaipava!

Eu sempre fui um profissional exemplar, adorava receber elogios dos supervisores e também era bastante ousado, rs, meu apelido entre meus colega de trabalho era "O MELHOR". Sem querer me gabar, mas quem sabe da história, sabe! Dificilmente eu levava bronca; enquanto alguns tinham medo dos supervisores, eu sempre conversava, explicava o que tinha feito… E foi por isso que a outra empresa acabou me chamando.

Era no mesmo setor, porém o salário já era maior, assim como as chances de crescer. E não deu outra! Em um ano de empresa eu já era um dos mais jovens a subir de cargo. Assim fiquei na Itaipava por mais 3 anos, até que…

A empresa foi comprada por outra do grupo principal, e acabei não fazendo parte da equipe mais. Fiquei chateado, principalmente por adorar a empresa… Mas nada é por acaso!

Na mesma semana, minha família tinha decidido montar a segunda loja de roupas na cidade de Catanduva, onde nasci. E como eu tinha acabado de sair da empresa e me formar, ficaria responsável pela parte de marketing das lojas.

Não falei antes pois não vinha ao caso, mas minha família sempre trabalhou com moda. Então, aí iniciou-se mais uma nova jornada na minha carreira.

Depois de um ano, fui chamado para uma sociedade em uma agência de marketing. Ela era bem simples, em um lugar bem simples, e lá fazíamos de tudo: cartão de visita, panfleto, gerenciamento de Facebook…

Fiquei nessa agência por alguns meses e vi que não tava dando certo… Comecei minha carreira de freelancer.

Eu já tinha alguns clientes, tomava conta do marketing da minha loja, fazia cartão de visita, panfleto, entregava também… Fazia de tudo e estava ganhando uma grana boa!

E no meio dessa correria toda, acabei sofrendo um acidente de moto, onde não vi o sinal vermelho e quase perdi meu pé. Fiquei muito chateado, afinal, estava crescendo muito profissionalmente.

Ainda assim, lembro que estava montando uma revista, que seria entregue no dia seguinte do meu acidente e que, por acaso, também seria o dia da cirurgia. Liguei para minha mãe levar meu notebook no hospital e finalizei os 10 anúncios que faltavam… Sem mouse, com soro e na cama do hospital.

Uma das coisas que mais admiro na minha personalidade é a minha palavra! Nunca me atraso, nunca prometo o que não cumpro, e na minha visão não era um acidente que eu iria dar como desculpa.

Sim, esse pensamento é tosco, confesso, porém não penso mais assim. Saúde sempre em primeiro lugar, pois também lembro que mesmo finalizando a revista nessa situação, a empresa nunca me pagou 100% do serviço, imagine minha frustração?

Mas, mais uma vez, nada é por acaso! Logo estava eu voltando ao meu negócio, e fui chamado para ser sócio de uma outra agência… Já montada, em um lugar bacana, com clientes rodando…

Isso foi em 2016! Pensei bem, analisei… Eu já não queria mais trabalhar sozinho e em casa, sou um cara de rua! Preciso estar em um escritório, não sou fã desse negócio de trabalhar em casa.

E mais uma vez iniciou a minha jornada no mundo do marketing digital! Dessa vez deu tudo certo e é a mesma agência que tenho atualmente.

Nesse mesmo ano, estava começando a me especializar em marketing digital, e foi quando eu conheci O CARA que abriu a minha mente para essa área: Bruno Pinheiro!

Caí no funil dele, rs, através de um vídeo em uma palestra, e em pouco tempo já estava no evento Sem Fronteiras, em que abriu a minha mente e a do meu sócio, e foi aí que começamos a colocar em prática tudo que aprendemos.

Desde então venho me especializando em cada ferramenta do marketing digital.

Fui em um outro evento em Marília, na Tray, e conheci o Diego Santana, especialista em Facebook Ads. Eu já estava me aprofundando cada vez mais nessa ferramenta, então também caí no funil do Diego e fiz uma mentoria individual com ele.

Aí sim o bicho começou a pegar! E começou a melhorar mais ainda a minha jornada, comecei a pegar trampos de e-commerce, lançamentos e estratégias de ads - que era o meu forte.

E então comecei a ensinar outras pessoas também, mais uma jornada na qual eu passei a amar: ensinar!

Desde então, trabalho com a agência 100% focada em marketing digital, sou co-fundador do projeto Escola de Negócios Online, ministro cursos presenciais de Facebook Ads, Instagram para Negócios, dou palestras, e agora também tenho meu próprio curso online na plataforma Hotmart, “Instagram de Resultado”, sou consultor de marketing e entrego mentorias sobre Facebook Ads e Instagram Marketing.

Hoje, em 2020, posso dizer que minha jornada ainda não acabou! Tenho diversos objetivos pela frente, muitos projetos que já estão rolando e vão rolar ainda mais.

Venho dia após dia realizando grandes resultados em minha profissão.

Uma delas é que, além do Diego Santana ter sido um cara que me ajudou a ter mais conhecimento, ele também é um amigo e cliente da agência.

Como disse, graças a Deus venho obtendo resultados! E as pessoas estão gostando dos meus conteúdos que, afinal, faz apenas 2 anos que eu me lancei no mundo do infoproduto.

Bom, esse não é o fim e se Deus quiser vou ter muita história para contar ainda.

Se você ainda não me conhece, prazer, eu sou Fernando Garbin, especialista em marketing digital, e talvez eu possa te ajudar na sua jornada com o seu negócio.

Então me acompanhe nas redes sociais: @fernandogarbin_, @garbin.mkt.

Te vejo por aí! Até mais e valeu.




4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo