1. A importância da identidade visual
A sua academia tem uma identidade visual? Se não, quero que você pare tudo o que está fazendo e procure por algum profissional agora mesmo! Mas, se você já tem, fique aqui com a gente.
Vamos ser sinceros: a maioria das empresas hoje, que estão dando o que falar, você sabe o que elas têm em comum? As suas identidades são únicas e personalizadas! Trazendo para o segmento de academia, se eu colocar aqui um fundo amarelo com letras pretas, você consegue adivinhar de qual academia estou falando? Se disse Smart Fit: parabéns, você acertou!
Ela tem uma identidade única, no qual quando as pessoas batem o olho, já sabem do que se trata. E isso é fundamental dentro do Instagram, pois aos olhos dos leitores, fica mais fácil similar de quem é aquele anúncio.
Mas… O que define uma identidade? Simples! Os tipos de cores, fontes e imagens já são excelentes para determinar a identidade da sua marca. Porém, o modo que você fala com os seguidores também faz a diferença.
Imagine se sua academia tem um público mais jovem e descontraído, você acha que se criar conteúdos falando de finanças, ou escrevendo tudo certinho irá se identificar com o seu público? Claro… Que não!
O modo como você faz seus conteúdos, o jeito que você se comunica com os clientes… Isso tudo é essencial! Então entenda quais são os seus públicos para definir o modo que irá criar a sua identidade visual.
2. Produção de conteúdos extraordinários
Não existe falar em um bom marketing sem um bom conteúdo dentro das redes sociais, ambos caminham juntos. O famoso marketing de conteúdo consiste, primeiramente, em entregar valor e, então, surgem inúmeras vantagens. Veja só:
* Crescimento do número de potenciais clientes;
* Engajamento com o seu público;
* Criação de uma percepção positiva em relação a sua marca;
* Conquista de propagadores e defensores da sua marca;
* Criação de autoridade e credibilidade;
* Diferenciação entre você e a concorrência;
Bom, e por aí vai, pois o marketing de conteúdo só tem benefícios. Porém, diversos donos de academia ou personal trainers ainda não estão aproveitando essa estratégia e estão deixando de ganhar dinheiro com mais clientes.
A entrega de conteúdo relevante se baseia em uma simples análise: Qual é a dor ou problema do seu cliente? Se você souber responder isso, terá inúmeras sacadas e ideias para atrair mais clientes; um exemplo disso é o que estou fazendo aqui nessa matéria.
Muitos personal trainers e donos de academia sofrem por não saberem usar as redes sociais, então criamos esse material para te ajudar! Simples assim! Mas o que ganhamos com isso? Ganhamos o seu contato, porque a partir de agora você está dentro da nossa lista de contatos, sendo assim, um potencial cliente.
Dicas de conteúdos relevantes para vocês aplicarem como estratégia:
* “10 exercícios para se fazer em casa gastando apenas 20 minutos do seu dia”;
* “5 dicas de como ganhar massa muscular treinando 30 minutos por dia”;
* “7 alimentos que ajudarão você a perder a barriga mais rápido”;
Viu, só? Agora com esses títulos você já pode criar materiais de isca como matérias em blog, e-book ou até mesmo um vídeo-aula.
Caso não tenha quem faça isso para você, garanto: vale muito a pena contratar um profissional de marketing.
3. Criando vídeos
Isso é o que diferencia os homens de meninos e as mulheres de meninas.
Se você for dono de academia, converse com sua equipe de personal, faça vídeos educativos para postar em suas redes sociais para que seus alunos sintam-se conectados com vocês.
Além de ajudá-los a terem conteúdos técnicos e informativos, você mantém o bom relacionamento com os alunos.
Agora, se você é um personal, a sua imagem é essencial - sem desculpa! Você até pode gerar autoridade e ter uma porção de alunos, mas através dos vídeos educativos isso acontecerá mais rápido.
Crie dicas, interaja com os alunos, faça vídeo no feed e no storie, tudo isso para melhorar a sua autoridade pois, quando há um rosto por trás do negócio, há sempre uma melhor conexão. E quanto maior foi a autoridade, mais vendas acontecerão!
4. Faça parcerias
Você até pode já ter parceiros, mas tenho certeza de que não os aproveita 100% dessa parceria, pois não é só publicar que são parceiros, mas sim conectar-se cada vez mais! Por exemplo: faça um sorteio de produtos ou serviços do seu parceiro.
Faça LIVES, essa dica é excelente, inclusive se for entre um personal e uma nutricionista falando sobre como ganhar mais massa em pouco tempo, juntando exercícios e alimentação.
5. Invista em anúncios pagos
Você já ouviu falar em anúncios pagos ou patrocinados no Facebook e Instagram? O Ads é a parte da publicidade do Facebook e Instagram onde, com isso, você pode divulgar os seus conteúdos para mais pessoas, e não para qualquer outra. Lá você pode escolher um determinado público por interesses e comportamentos.
Por exemplo, você quer divulgar a sua matéria de blog, lá dentro do gerenciador de anúncios (ferramenta usada para divulgação), você pode escolher:
LOCALIZAÇÃO
* Cidade e estado;
* Idade;
* Gênero;
INTERESSES
* Saúde e boa forma;
* Musculação;
* Corrida;
* Pessoas fitness;
* Alimentação;
E por aí vai! Poucas empresas desse segmento aproveitam essa técnica.
Com isso, você pode usar a estratégia da recompensa digital, onde você entrega um conteúdo de valor à pessoa e, em troca, ela fornece seus dados - o famoso gatilho da reciprocidade! Com isso, você cria uma lista de contatos, ficando mais fácil de se relacionar e oferecer os seus serviços.
Conclusão: esse material foi feito para ajudar você, personal ou dono de academia, a obter mais resultados dentro das redes sociais, principalmente dentro do instagram, que é uma plataforma que você tem que trabalhar estrategicamente.
Porém, não adianta nada eu falar aqui para você e você não aplicar dentro da sua academia. Por isso, é hora de colocar em prática o que você aprendeu sobre.